Vida no Campo

Blog

Livros

11 autores nacionais contemporâneos para ler em setembro

Confira títulos de diferentes gêneros literários para adicionar na sua estante. Divulgação
Foto de capa 11 autores nacionais contemporâneos para ler em setembro
Confira títulos de diferentes gêneros literários para adicionar na sua estante. Divulgação
Publicado em
30/08/2025

Entre memórias pessoais, narrativas históricas, poesia e muito mais, cada título oferece um olhar singular sobre questões universais, como afeto, resistência, lembranças e muito mais. Pensando nisso, selecionamos histórias envolventes e significativas de autores nacionais contemporâneos para ler em setembro. Confira abaixo:

A cor que nos separa

No futuro, a renomada médica e física quântica Theodora Borges recebe o Nobel e revisita a saga de sua família, especialmente a do tio Stéfano Veras, criado em uma fazenda marcada pela pobreza e pelo preconceito racial. Escrita pelo advogado e autor best-seller Daniel Tonetto, esta narrativa conduz o leitor aos pampas gaúchos do século XX e convoca a todos a encarar as feridas do racismo estrutural no Brasil, com coragem, verdade e humanidade.

(Onde encontrar: Amazon)

Quando Caem as Cinzas — Desventuras amazônicas na noite brasileira

Neste romance, o autor Carlos Augusto Ferreira Galvão narra a experiência de Benedito, um médico idealista recém-formado que chega a Marabá e se depara com o terror da ditadura militar na Amazônia, durante a guerrilha do Araguaia. Ele testemunha perseguições, desaparecimentos e torturas, e se envolve com a causa dos camponeses e guerrilheiros, tornando-se alvo do regime repressor. A obra combina lirismo, denúncia e memória, dando voz às cicatrizes de um período brutal e muitas vezes silenciado.

(Onde encontrar: Amazon)

Bordados

Nesta coletânea, o poeta Denilson da Silva reúne 52 poemas — muitos em forma de soneto — tecidos com sensibilidade a partir de experiências profundas como o luto, o cotidiano, o amor e temas sociais. A poesia, concebida em um momento marcante após a doença da mãe do autor, convida o leitor a reconhecer-se na dor, ressignificar memórias e emergir na esperança.

(Onde encontrar: Amazon)

República Popular de Terranova

Numa sociedade futurista tecnológica que aparenta ser uma utopia, mas esconde corrupção e autoritarismo por meio da manipulação governamental e tributos injustos, o jornalista Thomas K. passa a ser perseguido. Será que ele conseguirá escapar? Escrita por Felipe Kato, a trama segue um ritmo intenso, combinando ficção cyberpunk, crítica social e humor ácido para traçar paralelos com realidades contemporâneas.

(Onde encontrar: Amazon)

Uma Preta em Paris

Nesta autobiografia, a artista carioca Isabelle Mesquita narra a própria jornada, desde a infância humilde no subúrbio de Pavuna, no Rio de Janeiro, até decidir empreender no ramo da moda, na França. Ao longo de 37 capítulos com ilustrações autorais, a escritora questiona ainda o mito do “glamour europeu” e mostra as dificuldades enfrentadas por imigrantes. 

(Onde encontrar: Amazon)

Sete Solidões

Conhecido por sua longa trajetória como crítico literário, jornalista e documentarista, Maurício Melo mergulha no cotidiano da Brasília que pulsa longe dos palácios. A obra reúne contos que revelam as dores, silêncios e resistências de personagens comuns da capital, reposicionando a cidade no imaginário literário nacional. Uma pauta sensível e potente sobre a Brasília real, contada por um dos maiores nomes da literatura contemporânea do DF.

(Onde encontrar: Amazon)

Show de Vida

A escritora e terapeuta Maya Lygya, que conquistou até elogios do The New York Times, lança essa autobiografia potente. Com uma linguagem descritiva e sensível, ela narra a própria trajetória improvável, desde a infância humilde até como chegou aos palcos internacionais. Ela enfrentou o abandono, a pobreza e a dureza da vida de imigrante para alcançar espaço em eventos com nomes como La Toya Jackson e Tony Robbins.

(Onde encontrar: Amazon)

Seja um Rock Star nas Empresas

Com sólida carreira corporativa, Michel Mariano Pizzetti une sua vasta experiência no mundo dos negócios com a paixão pela música. Ele apresenta uma nova perspectiva sobre liderança, cultura organizacional, branding, resiliência e conexão com o público, através da lente de grandes bandas e astros como Beatles, Queen, Pink Floyd e Tina Turner.

(Onde encontrar: Amazon)

Filhas da Ira

Neste lançamento, Ronailde Braga Guerra apresenta uma narrativa que leva o leitor a explorar a experiência da dor e o encontro com a redenção espiritual. A obra, conduzida por personagens femininas em busca de cura, une aspectos da ficção histórica a reflexões sobre fé, religiosidade e orgulho. Com forte inspiração cristã, o livro dá destaque ainda às mulheres que estiveram presentes na caminhada de Jesus.

(Onde encontrar: Amazon)

Quase-romance nos pomares da eternidade

O advogado paraense Silvio Damasceno lança essa obra de ficção baseada em um caso real ocorrido durante a ditadura militar. Inspirado na morte do estudante César Moraes Leite, baleado em plena sala de aula na Universidade Federal do Pará, o livro constrói uma narrativa sensível sobre juventude, injustiça e sonhos interrompidos pela repressão do Estado. Mesclando realidade e ficção, a obra reflete sobre apagamentos históricos e a força da juventude que ousa resistir.

(Onde encontrar: Amazon)

Devaneios dos Amores Obcecados: Emoções que consomem a alma

Através de uma narrativa sensível e honesta, o escritor Vagner Faustino Fernandes mergulha na complexidade das relações afetivas, abordando a dor, o amadurecimento e a busca pela cura emocional. O autor compartilha sua trajetória de autoconhecimento, mostrando como o amor pode ser um processo de reconstrução e fortalecimento do autocuidado.

(Onde encontrar: Amazon)

Anúncios
brsul ipe

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.