Antônio Prado é um dos primeiros municípios a receber recursos do Funrigs para recuperação de estradas

O município de Antônio Prado está entre os primeiros do Rio Grande do Sul a ser contemplado com recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), voltado à recuperação de estradas e vias rurais danificadas pelas enchentes de maio de 2024. O anúncio foi feito pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) ao prefeito Roberto Dalle Molle.
Com a liberação dos recursos, a Secretaria Municipal da Agricultura já concluiu a licitação para a contratação de máquinas terceirizadas e aquisição de brita, com foco inicial na desobstrução da estrada que liga a Capela Santa Líbera à ERS-437. Na sequência, os serviços serão estendidos a outras localidades, como 21 Alto, Passo do Zeferino, Capela Santo Antônio do Rio das Antas, Linha Blessman, Gomercindo e Capela da Saúde, na comunidade de 2 de Julho.
De acordo com o prefeito Dalle Molle, o repasse permitirá o avanço na recuperação de vias fundamentais para o escoamento da produção agrícola e o deslocamento da população do interior. “A agilidade da gestão foi fundamental para que o município fosse um dos primeiros a receber o recurso. Logo iniciamos os processos licitatórios para contratação de serviços, garantindo que as obras comecem assim que os valores forem repassados”, afirmou.
Para a execução das obras, serão utilizadas escavadeiras hidráulicas, tratores de esteira e caminhões. A etapa final dos trabalhos será realizada pela própria prefeitura, com o uso da motoniveladora e do rolo compactador do município.
A ação representa um passo importante para a reconstrução da infraestrutura rural de Antônio Prado, especialmente em áreas que sofreram prejuízos severos com os eventos climáticos de 2024.
