Cabanha Bortolozzo e Elton Torresan conquistam títulos máximos no julgamento Hereford da Expointer

A Cabanha Bortolozzo, Bom Jesus e Antônio Prado e o criador pradense Elton Torresan, conquistaram premiações de destaque no julgamento da raça Hereford realizado na segunda-feira, 1º de setembro, durante a 48ª Expointer, em Esteio (RS). Os exemplares apresentados pelos criadores foram eleitos campeões em categorias máximas, consolidando o reconhecimento da qualidade genética da região na pecuária de corte.
O julgamento, promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), reuniu 56 animais da raça Hereford e Polled Hereford na pista central do Parque Assis Brasil. A competição evidenciou o avanço genético da raça e a força de criadores que investem em melhoramento e produtividade.
Entre as fêmeas, a grande campeã Polled Hereford e também Suprema Grande Campeã foi Mãe Rainha FIVB491 About 27A, com 864 quilos, fruto do trabalho conjunto da Fazenda Mãe Rainha (SC), Cabanha Bortolozzo e Elton Torresan.
Já entre os machos, o destaque foi para Bortolozzo TE73 Brutus Axelle29 Bolt, de 1.040 quilos, eleito Campeão Polled Hereford e também Supremo Campeão. O exemplar é da Cabanha Bortolozzo, em parceria com a Fazenda Rovaris, de Bom Jesus, e tem como criador Vinicius Bortolozzo.
O jurado uruguaio, Juan Caviglia, destacou a evolução da raça no Brasil:
“Há muitos anos acompanho os julgamentos de Hereford aqui e percebo que, ano após ano, a qualidade melhora. Todos estão de parabéns — criadores, expositores e cabanheiros — pelo trabalho dedicado”, afirmou.
O presidente da ABHB, Eduardo Soares, reforçou que os resultados confirmam a crescente valorização da raça. “Já havíamos visto essa qualidade durante a Nacional Hereford, em maio. A evolução é evidente, tanto em número de animais quanto em produtividade. A raça Hereford segue entregando muito valor às propriedades”, concluiu.
