Coluna Literária
As sombras do Eu
O que leva o ser humano a praticar o mal? Quais forças psíquicas se escondem nas profundezas da mente, moldando comportamentos cruéis, violentos e destrutivos? Nesse livro, a autora conduz o leitor por uma análise lúcida e perturbadora da dimensão sombria da alma humana. A obra percorre teorias da psicologia, da psicanálise e da psiquiatria, explorando as patologias que podem transformar a dor em crueldade e a fragilidade em perversão. Longe de oferecer respostas simplistas, este livro convida a refletir sobre a complexidade do mal: suas raízes, suas expressões e seus efeitos devastadores sobre indivíduos e sociedades.
Autoria: Elizandra Souza | Editora: Quiçá Books | Onde encontrar: Amazon
Entre vidas
A narrativa transforma um trágico episódio da história brasileira em um romance biográfico sobre memória, espiritualidade e o sentido de existir. Baseado no acidente do Rio Turvo, que ocasionou a morte de 59 jovens estudantes em 1960, no interior de São Paulo, a narrativa acompanha Júnior, um adolescente que passa a ter lembranças vívidas de uma vida que não reconhece como sua. Aos poucos, o protagonista descobre ter sido, em outra existência, uma das vítimas da tragédia. É quando inicia uma jornada de autoconhecimento marcada por luto, fé e reencontros.
Autoria: Mario Salerno Junior | Editora: Ipê das Letras | Onde encontrar: Amazon
O testemunho
Império Alemão, janeiro de 1898. A vida de Wilhelm von Richthofen estava praticamente encaminhada. Tudo o que ele tinha que fazer era aguentar mais um ano insuportável no Colégio onde estudara durante toda a sua vida até os seus quase 18 anos de idade. Depois, iria cursar química no ensino superior e entraria para as Forças Armadas de modo a deixar seu pai, um coronel de exército, orgulhoso. Mas nem tudo sai conforme o planejado. Após se envolver em uma tramoia para prejudicar o seu principal rival no colégio, Wilhelm acaba por se ver envolvido em algo que é muito maior do que se formar e cursar o ensino superior.
Autoria: Santiago Delgado | Editora: Viseu | Onde encontrar: Amazon
A outra face
Esta é uma história sobre caminhar pelo desconhecido mesmo quando tudo ameaça ruir e sobre descobrir que a força nasce justamente quando acreditamos não ser capazes de nos superar. A protagonista, Anna, tem dezesseis anos quando deixa o interior e se muda para a capital com o pai. O que deveria ser um recomeço se transforma em um território frágil, onde cada gesto parece pesado demais, cada comentário encontra um jeito de afetar a autoestima e cada passo parece estar sendo observado. É nesse espaço sensível, entre o que se sente e o que o mundo projeta sobre ela que Anna descobre como crescer também é reconstruir-se e encontrar força nos lugares improváveis.
Autoria: Anna Waff | Editora: Independente | Onde encontrar: Amazon
O Rei da Vela
Escrita por Oswald de Andrade, esta é uma peça que expõe, com ironia e contundência, as contradições de um Brasil em processo de modernização. A trama acompanha Abelardo I, um agiota que enriquece explorando dívidas e alianças com uma elite decadente, em meio aos efeitos da crise de 1929. Com linguagem ácida e estrutura inovadora, a obra, integrante da Biblioteca Luso-Brasileira, critica o capitalismo dependente, o imperialismo e a corrupção das relações sociais.
Autoria: Oswald de Andrade | Editora: Via Leitura | Onde encontrar: Amazon
Memórias de um passado
Neste romance, a autora Nanda Raupp narra, com delicadeza e coragem, as marcas invisíveis deixadas pelo trauma e pela violência contra mulher. Entre idas e vindas no tempo, a narrativa revela como esses casos atravessam o corpo, as relações e as escolhas: sem suavizar o tema, a história expõe a revitimização, o silêncio institucional e os abusos praticados por pessoas próximas. Mais do que um relato de dor, o livro revela a força da sobrevivência e a possibilidade de reencontro consigo mesma ao escolher seguir vivendo.
Autoria: Nanda Raupp | Editora: Autografia | Onde encontrar: Amazon