Vida no Campo

Blog

Nova Roma do Sul

Conheça Leila Serafin, candidata a La Più Bella Ragazza 2025

Leila representa a empresa Usimontec Sul LTDA. Imagem: Divulgação
Foto de capa Conheça Leila Serafin, candidata a La Più Bella Ragazza 2025
Leila representa a empresa Usimontec Sul LTDA. Imagem: Divulgação
Publicado em
06/08/2025

"Sou Leila Serafin, tenho 25 anos. Souo filha de Neusa dos Santos Serafin e Nilton José Serafin e Formada em Pedagogia, mas atualmente trabalho como Analista de PCP na Empresa Usimontec Sul LTDA, empresa a qual representa nesse concurso"

Confira a entrevista exclusiva da Leila, candidata a La Più Bella Ragazza de Nova Roma do Sul à Vida no Campo

Qual a principal inspiração em sua vida?

 Sem dúvidas, a principal inspiração da minha vida são meus pais. Eles são para mim exemplos de força, coragem e humildade. Sempre me ensinaram, com atitudes e palavras, o valor do respeito, do trabalho honesto e de nunca desistir diante das dificuldades. Ver como enfrentaram os desafios da vida com amor e união me motiva todos os dias a seguir firme nos meus sonhos. Sou muito grata por tê-los como base e referência.

O que te motivou a participar do concurso La Più Bella Ragazza?

Vejo minha participação na Escolha como uma oportunidade valiosa de desenvolvimento pessoal. Vejo como uma forma de enfrentar meus medos, crescer através das experiencias e vivenciar algo transformador. Além disso, é uma chance especial de conhecer novas pessoas e, acima de tudo, representar com orgulho e admiração a cultura da minha cidade, que tanto amo.

O que tem sido mais marcante na fase de preparação (pré‑concursos)?

Essa fase do Pré-Concurso tem sido muito especial. Estamos em um grupo lindo de 11 mulheres com o mesmo propósito, representar nosso Município. As aulas que nos oferecem, cada uma com um significado importante, tem sido verdadeiras oportunidades de aprendizado e crescimento. Estamos desenvolvendo não só nossas habilidades, mas também nossa autoconfiança, o olhar coletivo e o amor ainda maior pela nossa cultura, nossa cidade e nossa maior festa. Mais do que uma preparação para o grande dia, esse processo tem sido um caminho de descobertas, trocas e fortalecimento entre nós.

Se for escolhida soberana, o que isso representaria para você?

Ser escolhida como soberana, representa muito mais do que um sonho realizado. Estarei carregando comigo a história da minha família, os valores que aprendi, a força da mulher e o amor pela nossa cultura. Ser porta-voz da tradição e da identidade do nosso povo, podendo assim também inspirar outras pessoas a acreditarem nos seus sonhos.

De que forma pretende divulgar e promover a festa La Prima Vendemmia, seja eleita ou não?

Independente do resultado, quero seguir valorizando e divulgando a nossa maior festa que é a La Prima Vendemmia, com o mesmo carinho e dedicação. Acredito que nada melhor para promover nossa festa é ser multiplicadora da nossa cultura, compartilhar histórias, tradições. Seja em conversas, nas redes sociais ou eventos da comunidade. Quero convidar as pessoas a vivenciarem esse momento tão especial. Com orgulho e entusiasmo serei sempre defensora daquilo que nos torna únicos, poder assim mostrar que a festa é um reflexo da força, do trabalho e da alegria do nosso povo.

Qual aspecto da economia/estrutura do município você considera mais importante destacar para visitantes e patrocinadores?

Acredito que um dos aspectos mais importantes a ser destacados seria, a força da agricultura familiar que é um dos pilares da nossa história e desenvolvimento. Essas atividades não apenas movimentam a economia local, mas também, preservam tradições. Além disso é importante ressaltar a nossa estrutura acolhedora com belezas naturais, a nossa gastronomia típica, um povo acolhedor, assim transformando o município em um destino encantador.

Com qual evento tradicional de Nova Roma do Sul você se identifica mais, e por quê?

Por ser filha de agricultores e produtores de uva, cresci vivenciando de perto a rotina. Aprendendo e valorizando cada etapa do cultivo. Por isso, me identifico com a nossa festa La Prima Vendemmia. Ela representa muito mais do que a abertura da colheita, ela celebra o esforço de tantas famílias como a minha, que com dedicação e amor mantêm viva a essência da nossa cultura. Participar da festa, especialmente o Filó é como voltar no tempo, resgata tradições que aquecem nosso coração. E claro sem esquecer da nossa gastronomia típica italiana rica em sabores, histórias e afeto.

Como você vê o papel da corte na recepção de turistas ou visitantes da festa?

Vejo o papel da corte como muito mais do que representar a beleza da nossa festa. Somos o primeiro sorriso, o primeiro contato, a primeira impressão que os visitantes irão levar da nossa cidade. Cabe a nós acolher com simpatia, transmitir nossa cultura com orgulho e fazer com que cada turista se sinta parte da festa também.

Você tem algum projeto social, cultural ou voluntário ligado à cidade que deseja destacar?

Gostaria de destacar a Associação Amigos de Nova Roma do Sul. Criada por moradores no ano e 2023 após a queda da nossa Ponte de Ferro.

Quais são os valores ou mensagens que pretende transmitir à comunidade como candidata?

Como candidata, quero transmitir valores que carrego comigo desde sempre: a simplicidade, o respeito às nossas origens, a força feminina e a união. Acredito que, quando a gente valoriza quem somos e o que está ao nosso redor, conseguimos inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo. Quero mostrar que sonhos se constroem com coragem, dedicação, e que cada pessoa com sua história pode contribuir para fortalecer ainda mais o orgulho de ser de Nova Roma do Sul.

Qual legado você deseja deixar, independentemente do resultado?

Independentemente do resultado, o legado que desejo deixar é o de alguém que viveu esse momento com verdade, simplicidade e amor por tudo o que Nova Roma do Sul representa. Quero que minha trajetória inspire outras pessoas a acreditarem nos seus sonhos, valorizarem suas raízes e nunca deixarem de se orgulhar de quem são e de onde vieram.

Como você se vê nos próximos anos (pessoal e profissionalmente) e como Nova Roma do Sul pode contribuir nessa trajetória?

Nos próximos anos, me vejo amadurecendo cada vez mais, tanto pessoal quanto profissionalmente. Quero continuar buscando conhecimento, enfrentando desafios e seguindo com os valores que aprendi dentro da minha família. Nova Roma tem um papel fundamental, é o lugar que me formou, que me ensinou a valorizar o trabalho, a simplicidade e a cultura. É tudo isso que me impulsiona a seguir em frente, com os pés no chão e o coração cheio de orgulho por fazer parte dessa história.

Confira também a entrevista ao vivo com as candidatas realizada no domingo, 03.08/2025 a qual tivemos o apoio na transmissão das empresas:

Em Nova Roma do Sul
você encontra!
ExpoAgro 2025 Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.