Vida no Campo

Blog

Nova Roma do Sul

Conheça Letícia Turchetto Zatti, candidata a La Più Bella Ragazza 2025

Letícia representa as empresas Vinhos e Sucos De Bastiani e Alecrim Flores e Presentes. Imagem: Divulgação
Foto de capa Conheça Letícia Turchetto Zatti, candidata a La Più Bella Ragazza 2025
Letícia representa as empresas Vinhos e Sucos De Bastiani e Alecrim Flores e Presentes. Imagem: Divulgação
Publicado em
07/08/2025

Sou Letícia Turchetto Zatti, tenho 24 anos, sou filha de Dorvalino Zatti e Eliana Teresinha Turchetto Zatti. Atualmente trabalho na recepção da UBS de Nova Roma do Sul e estou cursando Enfermagem na Universidade de Caxias do Sul. Represento Vinhos e Sucos De Bastiani e Alecrim Flores e Presentes.

 

Confira a entrevista exclusiva da Letícia, candidata a La Più Bella Ragazza de Nova Roma do Sul à Vida no Campo.

 

Qual a principal inspiração em sua vida?

Minha família, mas principalmente meus pais. Desde sempre eu via os dois correndo atrás de seus objetivos, realizando sonhos e batalhando para conquistar tudo o que temos hoje.

 O que te motivou a participar do concurso La Più Bella Ragazza?

Sempre achei o concurso maravilhoso, desde criança via as meninas com os vestidos, parecendo umas princesas, lembro até do cheiro de uva no ar durante o concurso. Então participar e poder representar o nosso município sempre foi um objetivo para mim. Também trabalhei no turismo cultural do município, e em uma ou duas edições de La Prima Vendemmia nossa maior festa atendendo a grupos de turistas de todo o país. Sou apaixonada por receber pessoas diferentes, conversar e mostrar a elas as belezas da nossa história e da nossa cultura e, dessa vez, quero muito unir o sonho de uma menina com o objetivo de alguém que sabe a importância do turismo e da cultura para a cidade..

 O que tem sido mais marcante na fase de preparação (pré-concursos)?

 A nossa união como candidatas tendo um objetivo comum. É lindo. Somos onze meninas nos apoiando constantemente, criando laços e amizades, tendo a nossa festa La Prima Vendemmia como a maior estrela. Além disso, perceber toda a organização e a equipe trabalhando para que tudo seja perfeito é muito gratificante. Quando estamos de fora, não temos noção da imensidão do trabalho por trás do concurso.

Se for escolhida soberana, o que isso representaria para você?

 Representaria a realização de um sonho e de um objetivo de vida. Consigo até imaginar aquela menina que sonhava com isso lá atrás sorrindo e pulando de alegria. Ser soberana vai muito além de usar um vestido lindo, é representar uma população inteira perante o mundo. É levar o nome do nosso município para todos os horizontes possíveis e mostrar que somos um povo com garra e com amor pela cultura e pela própria história. Se eu for escolhida, representará, com toda a certeza, um capítulo lindo e inesquecível da minha história.

De que forma pretende divulgar e promover a festa La Prima Vendemmia, seja eleita ou não?

Acredito que, atualmente, as redes sociais têm sido fortes aliadas para promoção de eventos e do turismo em geral, devido ao seu alcance. Pretendo utilizar dessa ferramenta, além de convidar as pessoas do convívio social e geral para prestigiar a nossa linda festa, equando digo “geral”, me refiro a todas as pessoas que eu puder, em comércios, em outras cidades e em locais públicos.

Qual aspecto da economia/estrutura do município você considera mais importante destacar para visitantes e patrocinadores?

 O aspecto de organização institucional do município, destacando que a administração e a população se unem para que a economia e a estrutura municipal estejam sempre à frente do seu tempo. A administração oferece subsídios, infraestrutura necessária para escoamento de produção, como asfaltos em todo o interior, e maquinário para obras em propriedades. Temos a nossa Ponte Nossa Senhora de Caravaggio como um forte exemplo dessa união. A população e a administração se juntaram por um bem maior e em três meses reergueram a ponte que havia sido levada pelo rio.

  Com qual evento tradicional de Nova Roma do Sul você se identifica mais, e por quê?

Sem sombra de dúvidas com a nossa maior festa: La Prima Vendemmia. Na festa reunimos tudo o que temos de melhor no nosso município: hospitalidade, música, gastronomia, alegria contagiante da população, o amor pelas raízes e o orgulho de mostrar anossa história e cultura a todos. Eu amo tudo isso e me encontro na festa, sou a minha melhor versão. 13. Como você vê o papel da corte na recepção de turistas ou visitantes da festa? Acorte representa toda a população do nosso município e tem o papel essencial na recepção dos turistas. O trio deve sempre os receber com sorrisos, empatia, simpatia e mostrar tudo o que temos de melhor a eles.

Você tem algum projeto social, cultural ou voluntário ligado à cidade que deseja destacar?

 No momento não tenho nenhum sendo executado, mas participei de diversas edições de uma festa estilo filó chamada “Ritorno di Bacco”, onde a pessoa comprava um ingresso único e participava de uma noite de filó com comidas e músicas típicas, animação feita por pessoas caracterizadas de italianos, contando piadas, cantando músicas e encenando jogos tradicionais da nossa cultura. O ápice da noite acontecia quando o Bacco, Deus do Vinho chegava para iniciar a poda das parreiras a festa acontecia no final de julho, início de agosto. Além disso, a noite era regada por vinhos produzidos em vinícolas da nossa região, enaltecendo a produção local.

Quais são os valores ou mensagens que pretende transmitir à comunidade como candidata? Quero que as pessoas entendam que um povo que reconhece e se orgulha da própria história é um povo feliz, e fazer parte dessa história é fantástico. No presente fazemos a história que será contada por outras pessoas no futuro, e devemos nos orgulhar e nos maravilhar com isso e com a nossa linda trajetória como município.

Qual legado você deseja deixar, independentemente do resultado?

Legado de amor e paixão por uma terra que me acolheu e me abraçou desde sempre. Deixar o legado de uma menina que acreditou em seus sonhos e que amou o município e as pessoas independente de qualquer coisa, honrando a cultura e a história por trás deles.

Como você se vê nos próximos anos (pessoal e profissionalmente) e como Nova Roma do Sul pode contribuir nessa trajetória?

Me vejo sendo excelente na profissão que eu escolhi, sendo uma pessoa que faça com que os outros se sintam bem e que a presença seja desejada nos locais. Viver em Nova Roma me fez desenvolver uma empatia sem limites. Aqui, nós caminhamos na rua e sabemos o nome de cada um que passa por nós. Nos damos bom dia, boa tarde e boa noite, temos uma educação e uma empatia ímpar como comunidade, e eu, com certeza, levo isso para a minha vida. Morar e crescer aqui, fez eu me desenvolver como pessoa e isso, com certeza, fará parte da minha vida para sempre. Quero ser uma pessoa que ajuda as outras, quero poder continuar tratando cada vida que cruzar com a minha de forma individual e mostrar a todos que não somos somente números, CPFs ou registros gerais, somos seres humanos, com histórias e com particularidades.

 

Confira também a entrevista ao vivo com as candidatas realizada no domingo, 03.08/2025 a qual tivemos o apoio na transmissão das empresas:

Em Nova Roma do Sul
você encontra!
ExpoAgro 2025 Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.