Vida no Campo

Blog

Ipê

Conheça Samanta Boff Marcon, candidata a Soberana de Ipê

Samanta representa as empresas Lunar Store, Marcon Embalagens, Mussatto Engenharia, MV Assessoria Agronômica, Postos Andreazza, Restaurante Sandi e Serralheria Farguer. Imagem: Divulgação
Foto de capa Conheça Samanta Boff Marcon, candidata a Soberana de Ipê
Samanta representa as empresas Lunar Store, Marcon Embalagens, Mussatto Engenharia, MV Assessoria Agronômica, Postos Andreazza, Restaurante Sandi e Serralheria Farguer. Imagem: Divulgação
Publicado em
09/10/2025

Sou Samanta Boff Marcon, tenho 25 anos e sou filha de Rogério Francisco Marcon e Rosalita Boff Marcon. Sou formada em Ciências Contábeis e com pós-graduação em andamento. Atualmente sou gerente pessoa jurídica na Cooperativa de Crédito Cresol e professora de ensino técnico em contabilidade na FAP – Faculdade de Antônio Prado. E com carinho represento: Lunar Store, Marcon Embalagens, Mussatto Engenharia, MV Assessoria Agronômica, Postos Andreazza, Restaurante Sandi e Serralheria Farguer.

O que motivou você a participar do concurso de soberanas de Ipê? Muito além do crescimento pessoal, participar do concurso representa o desejo de valorizar minhas raízes. Crescer em Ipê me ensinou o valor da cultura, da tradição e da força da nossa gente. Ser candidata à soberana é uma forma de expressar meu orgulho de pertencer a este município e de contribuir para preservar e divulgar tudo o que faz de Ipê um lugar tão especial.

O que significa, para você, representar Ipê como soberana? Representar Ipê como soberana é uma honra e uma grande responsabilidade. É refletir a nossa cultura, a determinação do nosso povo e as belezas do nosso município. É o compromisso de expressar com dignidade, simpatia e orgulho a essência de cada cidadão ipeense. Mais do que representar, ser soberana é levar o nome de Ipê com dedicação, carinho e respeito.

Como você define a identidade cultural do município? A identidade cultural de Ipê é marcada pela força das tradições, pela religiosidade e pelo pioneirismo na agricultura ecológica, além do espírito comunitário e voluntário do nosso povo. Somos um município que valoriza as raízes, celebra a história e mantém viva a cultura através de festas, costumes e do trabalho no campo. Tudo isso forma uma comunidade unida, acolhedora e orgulhosa de sua origem.

Ipê é a Capital Nacional da Agroecologia. O que isso representa para você e como você enxerga esse título?

Esse título representa muito mais do que um reconhecimento, é o reflexo do respeito que Ipê tem pela natureza, pela agricultura e pelo desenvolvimento sustentável. Para mim, é um orgulho viver em um município que evidencia a possibilidade de crescer preservando o meio ambiente e pensando na alimentação saudável. Além disso, esse título dá visibilidade ao nosso município, atraindo turistas e pessoas interessadas em conhecer nossa produção ecológica e as nossas belezas naturais.

 Qual a importância da FESTIpê e da ExpoIpê para a comunidade ipeense? Na sua visão, como esses eventos impactam a economia, o turismo e o sentimento de pertencimento da população?

A FestIpê e a ExpoIpê celebram a diversidade presente em nosso município e fortalecem o sentimento de pertencimento de cada ipeense. Movimenta a economia local, fortalecendo o comércio, a indústria e os produtores. Também tem um papel importante no turismo, atraindo visitantes que conhecem de perto nossas tradições e nossa hospitalidade. São eventos em que todas as culturas e histórias se encontram, mostrando a união do nosso povo nos torna ainda mais fortes.

 Como você pretende contribuir, como soberana, para promover os valores e potencialidades de Ipê? Pretendo promover os valores e as potencialidades através da divulgação do município, participando dos eventos e também nas redes sociais, representando Ipê com dedicação e responsabilidade. Tenho como objetivo apoiar os projetos locais, incentivar a participação da comunidade e ser uma voz ativa na valorização da nossa cultura, história e belezas naturais, contribuindo para o crescimento do nosso município.

 Deixe uma frase ou mensagem que resuma seu sentimento em fazer parte desse momento tão especial para Ipê.

A jornada da escolha das soberanas é um desafio que exige coragem e autoconfiança para superar medos. Em meio a expectativa, encontrei mais do que um concurso, encontrei um espaço para semear sonhos, um caminho de autoconhecimento e a oportunidade de crescer e amadurecer. Hoje o sentimento é de gratidão e alegria por fazer parte deste capítulo tão significativo na história de Ipê.

Em Ipê
você encontra!
br antonio prado

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.