Cooperativa Escolar transforma sala de aula em espaço de cidadania e cooperação na Plácido Damiani

A Escola Municipal E.I.E.F. Plácido Damiani, de Ipê/RS, está realizando às atividades da Cooperativa Escolar, projeto que alia educação, prática e valores cooperativistas para formar estudantes mais conscientes e preparados para a vida em sociedade.
Voltado aos alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o projeto é conduzido pela professora Patrícia Janaína Karnopp, com acompanhamento do assessor pedagógico Darlei Roier, da Marini Coop. A proposta promove o protagonismo estudantil por meio de atividades que estimulam o trabalho em equipe, a liderança e a tomada de decisões.
Fruto da parceria entre a escola, a Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa de Crédito Sicredi, a Cooperativa Escolar busca oferecer experiências práticas que vão além da sala de aula. Os encontros ocorrem às sextas-feiras, no contraturno escolar, sob orientação de uma professora especialmente capacitada para o projeto. Além disso, uma vez por mês, os estudantes recebem o suporte direto do assessor pedagógico.
A estruturação da cooperativa é feita com base no “Jogo da Coopelândia”, composto por quatro etapas e sete missões em cada uma. Através desse percurso lúdico e pedagógico, os participantes desenvolvem competências como planejamento, cooperação, liderança e senso de responsabilidade.
Mais do que uma atividade extracurricular, a Cooperativa Escolar representa uma vivência transformadora, que integra escola, gestão pública e comunidade. O projeto tem como missão formar cidadãos com valores sólidos, visão coletiva e atitude colaborativa — essenciais para o futuro pessoal e profissional dos estudantes.
