Curso online vai capacitar profissionais do Samu

Para auxiliar o atendimento de pacientes psiquiátricos, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) inicia na próxima semana o primeiro curso voltado para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A capacitação para os profissionais terá 20 aulas online e será disponibilizado na plataforma da Escola de Saúde Pública (ESP).
A primeira turma contará com 50 responsáveis técnicos, entre enfermeiros e médicos, que atuam nos 50 municípios que mais solicitam atendimento para casos de saúde mental via Samu. Desenvolvidas pelas equipes do Departamento de Regulação Estadual (DRE) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps), as videoaulas têm duração entre 40 e 50 minutos, abordando temas como transtornos mentais, comportamento suicida e a atuação em desastres, entre outros.
Os alunos terão acesso a material didático, também disponível na plataforma da ESP, e participarão de uma prova de avaliação para a conclusão do curso. Após a primeira turma, o projeto deve se estender nos próximos meses aos demais profissionais que atuam no Samu no RS.
“As próximas turmas na sequência, tem objetivo de atingir toda a equipe multidisciplinar que atua nas 164 Bases do Samu no Estado”, explicou a diretora do DRE, ao qual está vinculado o Samu, Suelen Arduin.
Os municípios do primeiro curso
Alvorada
Antônio Prado
Bagé
Bento Gonçalves
Boa vista do Buricá
Bom Princípio
Butiá
Cacequi
Cachoeira do Sul
Cachoeirinha
Camaquã
Cambará do Sul
Candelária
Canela
Capão da Canoa
Carlos Barbosa
Dom Feliciano
Erechim
Esteio
Feliz
Frederico Westphalen
Garibaldi
Getúlio Vargas
Gravataí
Guaíba
Guaporé
Ijuí
Itaqui
Jaguari
Júlio de Castilhos
Lajeado
Nova Prata
Novo Hamburgo
Osório Pelotas
Rio Pardo
Rosário do Sul
Santa Maria
Santa Rosa
São Francisco de Assis
São Sepé
Sapucaia do Sul
Sarandi
Taquari
Torres
Tramandaí
Tupanciretã
Uruguaiana
Vacaria
Venâncio Aires
Fonte: Vida no Campo com informações do Governo do Estado
