Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Degustação e aula de vinhos na Fecouva

O curso ficará a cargo de Lucas Antônio Molon, que toca o negócio de uva e vinho junto com a família em dois empreendimentos. Imagem: Ilustrativa
Foto de capa Degustação e aula de vinhos na Fecouva
O curso ficará a cargo de Lucas Antônio Molon, que toca o negócio de uva e vinho junto com a família em dois empreendimentos. Imagem: Ilustrativa
Publicado em
19/02/2026

Uma oportunidade para aprender mais sobre vinho com quem faz vinho. É o que vai proporcionar o curso de análise sensorial e degustação, parte da programação paralela da 15ª Fecouva – 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho, festividade que se realiza em dois finais de semana, entre os dias 20 e 22 de fevereiro, e 28 de fevereiro e 1º de março, em Otávio Rocha, distrito de Flores da Cunha.

O curso ficará a cargo de Lucas Antônio Molon, que toca o negócio de uva e vinho junto com a família em dois empreendimentos: Uvas Molon, que produz uvas para venda in natura e para processamento, e Cantina do Toni, que vinifica as uvas e vende os vinhos na propriedade.

Nos dois sábados durante a Fecouva, dias 21 e 28 de fevereiro, sempre às 15h, Lucas irá conduzir os participantes até os vinhedos, dar uma breve explicação sobre as variedades cultivadas e na sequência apresentar alguns rótulos produzidos a partir daquelas variedades. O curso tem custo de R$ 25 por pessoa e pode se reservado direto com o produtor pelo telefone (54) 99689-3835.

 

Sobre a Fecouva 

A Fecouva - segunda festa que homenageia uva mais antiga do Brasil em atividade - é um encontro de gerações e tradições, com destaque para a Gastronomia típica da região, com o Menarosto servido à vontade no salão da Igreja durante os seis dias de realização.  

O prato típico da culinária italiana da Serra Gaúcha e prato oficial de Flores da Cunha é um assado lento de diversas carnes - frango, porco, codorna e coelho - em um rolo giratório, sem contato direto com a chama, apenas com brasas, resultando em um cozimento uniforme e suculento. O Menarosto acompanha perfeitamente tradicionais pratos da imigração italiana, como massas, polenta frita, saladas verdes, maionese e pão colonial, tudo regado com os bons vinhos da comunidade. 

A programação da Fecouva é perfeita para todas as idades. Se além dos pratos típicos os adultos podem se deliciar com os vinhos da região, podem voltar a ser crianças e acompanhar os pequenos nas disputas dos jogos coloniais, como as brincadeiras de Cavalinho e a tradicional disputa de argolas, conhecida como Jogo do Sindicato. 

Um dos pontos altos da festa é o desfile dos carros alegóricos na rua central de Otávio Rocha, realizado sempre aos domingos, no dia 22 de fevereiro às 15h e no dia 1º de março às 10h.  

 

Serviço 

 

O que: Fecouva - 15a Festa Colonial da Uva e 5a Festa do Moranguinho 

Quando: dias 20,21 e 22 de fevereiro; 27, 28 de fevereiro e 1º de março 

Onde: Otávio Rocha, Flores da Cunha (RS) 

Quanto: Entrada franca, os visitantes pagam apenas pelos produtos consumidos 

Saiba mais: @fecouva e @turismo.flores 

Informações Turísticas: whatsapp (54) 99266-4656 e  

www.turismoflores.com.br 

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Anúncios
br antonio prado

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.