Desfile Cívico reúne 3 mil pessoas em Antônio Prado

O Desfile Cívico de 7 de setembro encantou e mobilizou a comunidade de Antônio Prado no último domingo, na Avenida Valdomiro Bocchese. Realizado pela primeira vez no turno da tarde, o evento reuniu cerca de 3 mil pessoas, segundo a Brigada Militar, e foi marcado por patriotismo e homenagens à história local.
O público compareceu em peso para prestigiar um dos momentos mais simbólicos da vida cívica. Famílias inteiras, estudantes e cidadãos ocuparam cada espaço da avenida para acompanhar as apresentações de escolas estaduais, municipais e particulares, além das corporações da Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros Voluntários, entidades locais, da Banda Municipal Antônio Prado e da Banda Marcial Emílio Meyer.
Este ano, o desfile teve um sabor especial. Além de celebrar a Independência do Brasil, o evento foi dedicado aos 126 anos de fundação do município e aos 150 anos da Imigração Italiana, marcos que fazem parte da identidade e da alma pradense. A mudança do desfile para o período da tarde foi um dos grandes acertos da organização, proporcionando maior presença do público.
A secretária de Educação, Maria Cecília Zulian Marin, destacou o envolvimento das escolas e a boa receptividade da comunidade à nova proposta.
“Foi uma experiência muito positiva. O novo horário permitiu que mais famílias participassem, e as escolas se dedicaram com criatividade e sensibilidade na abordagem dos temas cívicos e sociais”, afirmou a secretária.
Em discurso que abriu oficialmente o evento, o prefeito Roberto Dalle Molle ressaltou o significado do momento para a cidade:
“Mais do que recordar a história, reafirmamos os valores que nos unem como nação: a liberdade, a cidadania e o compromisso com um país mais justo, humano e solidário. Este desfile representa o orgulho de sermos brasileiros e, sobretudo, pradenses”, declarou o prefeito.
Os pelotões abordaram temas como sustentabilidade, cidadania, inclusão, diversidade e a valorização da história local. Crianças, jovens e adultos desfilaram com brilho nos olhos, carregando faixas, bandeiras e mensagens que tocavam o coração do público, emocionando quem acompanhava da calçada.
