“Diálogo com a Comunidade” aproxima moradores a administração municipal

Durante este mês de julho, a Prefeitura de Antônio Prado está promovendo o programa “Diálogo com a Comunidade: Sua Voz, Nossa Ação!”, levando reuniões a capelas e da cidade. A iniciativa visa fortalecer o vínculo entre poder público e população, permitindo que moradores apresentem demandas, conheçam projetos em andamento e colaborem na elaboração de propostas para o município.
Ao longo de quatro semanas, o “Diálogo com a Comunidade” tem mobilizado dezenas de moradores de diferentes localidades. No dia 14 de julho, a Capela Santana recebeu residentes de São Valentim, São Brás e Vila Nova; em 16 de julho, foi a vez da Capela Saúde Silva Tavares, com a comunidade de Saúde. Na semana seguinte, no dia 21, a Capela São Pedro acolheu participantes de Linha Almeida e Burgo Forte; e, no dia 22, a Capela São João recebeu líderes de Blesman e Santa Lúcia.
Hoje, 24 de julho, a reunião ocorre na Capela Caravaggio, em Linha Trinta, contemplando ainda moradores de Monte Bérico, São Jorge, Santo Antônio, São Caetano, Amarílio e Camargo. E o último encontro será em 31 de julho, no Espaço Cultura Princesa Érica Carlesso Furlin, reunindo representantes de todos os bairros da cidade e das capelas Terra Magra, Santa Líbera e Saúde – 2 de Julho.
Nos encontros, a gestão municipal apresentou quatro temas centrais para o desenvolvimento local:
- Lei do Desenvolvimento Econômico: detalhamento das diretrizes para uso de brita e maquinário na zona rural e urbana, visando potencializar obras com recursos próprios e parcerias público-privadas;
- Consultoria SEBRAE e Plano Municipal de Desenvolvimento Rural: técnicos explicaram como produtores podem acessar capacitações e linhas de crédito para diversificar a produção e agregar valor ao agronegócio familiar;
- Emissão da CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar): servidores orientaram agricultores sobre documentação necessária e benefícios, como acesso a políticas de subsídio e programas sociais;
- Programa Estadual “Terra Forte”: esclarecimentos sobre requisitos de inscrição e cronograma para agricultores interessados em práticas de conservação do solo e ampliação da sustentabilidade.
A alta participação dos moradores gerou debates construtivos e resultou em sugestões que serão incorporadas à pauta de projetos da Prefeitura.
Encerrando o ciclo de julho, o encontro de 31 de julho no Espaço Cultura promete consolidar as propostas levantadas nas capelas e bairros, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Antônio Prado com uma gestão democrática, participativa e próxima dos cidadãos. A expectativa é que, a partir dessas contribuições, saiam projetos mais alinhados ao cotidiano das comunidades, com reflexos diretos na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável do município.
 15.34.10_179431e1.jpg)
 15.34.08_dafd7d87.jpg)
 15.34.09_d4eae392.jpg)
 15.34.09_7d980e1e.jpg)
