Econativa - Cooperativa agroecológica comemora 20 anos

De uma reunião entre produtores e produtoras ecologistas e o Centro Ecológico, foi fundada, em 2005, a Cooperativa Econativa. Inicialmente com 29 associados, a cooperativa nasceu da necessidade das famílias ecologistas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina de ter uma figura jurídica para ampliar a comercialização. Em 2008 a iniciativa foi replicada na Serra Gaúcha. Hoje são quase 200 associados: em torno de 110 no Litoral e 90 na Serra.
Sob estas duas representações, toneladas de alimentos sem agrotóxicos chegaram às cooperativas de consumidores, lojas especializadas e supermercados. Outro mercado acessado pela agroecologia das duas regiões por meio de licitações e programas governamentais foi o institucional.
“São mais de 30 prefeituras e escolas estaduais atendidas no programa de Alimentação Escolar (PNAE). Entidades federais através do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, como hospitais, a Conab, universidades e exército”, diz a coordenadora da Econativa Litoral, Anelise Becker Vieira.
Segundo a dirigente, no primeiro semestre de 2025 este mercado absorveu aproximadamente 200 toneladas de banana, 30 toneladas de hortaliças, 10 mil litros de suco de uva, molho de tomate, extrato de tomate, doces de frutas e polpas das frutas nativas, como açaí juçara, butiá, goiabada e maracujá.
Embora tivesse apenas 16 anos quando a Econativa foi fundada, Anelise conhece de perto as dificuldades enfrentadas nestes 20 anos. “Foram muitos os desafios, teve períodos de poucas vendas, pandemia, mas com o trabalho coletivo, de entre ajuda com outras cooperativas, participação efetiva das famílias cooperadas, os desafios foram sendo superados. Comemorar 20 anos é valorizar toda esta caminhada e olhar pra frente para projetar o crescimento cada vez mais, fortalecendo a agroecologia e o cooperativismo”.
fonte: Centro Ecológico
