Expointer 2023: agricultura e pecuária familiar com muitas novidades

Neste ano, a Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) tem grandes expectativas para superar os recordes do evento anterior.
Em 2022, as agroindústrias familiares registraram a marca de R$ 8.106.105,43 em vendas, um recorde na história da Expointer. Para 2023, a expectativa é ainda mais alta, com a presença de 372 empreendimentos distribuídos em 338 estandes e 7 cozinhas, representando 174 municípios gaúchos.
O destaque também está na diversidade dos empreendedores, com 148 agroindústrias administradas por mulheres e 87 por jovens. Além disso, 15 desses empreendimentos oferecerão produtos orgânicos certificados, e 4 cooperativas da agricultura familiar vindas de Minas Gerais participarão, proporcionando um intercâmbio de experiências entre estados.
Para melhorar as condições para os expositores, a Fetag-RS investiu cerca de R$80 mil em uma sala de higienização equipada com pias de aço inoxidável, um suporte essencial para todos os envolvidos no pavilhão da agricultura familiar.
A variedade de produtos oferecidos pelas agroindústrias familiares é impressionante. Entre os destaques deste ano, estão o suco de morango com uva, doce de leite com café, geleia de morango com espumante, azeite de nozes e pasta de nozes, além de salame italiano com queijo, entre outros.
Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS, enfatizou a importância da Expointer para a agricultura e a pecuária familiar, chamando o evento de "o grande evento do ano. Nossas agroindústrias estarão presentes em número recorde, com todos aqueles produtos já conhecidos pelo público e as novidades. Além disto, a pecuária familiar também estará presente mostrando a excelência na criação de animais.” Ele convidou o público a comparecer e prestigiar a produção rural.
A 46ª Expointer ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro.
Fonte: Vida no Campo com informações da FETAG-RS

