Fecouva: uma festa que também comemora a maior vindima do país
Há menos de 10 dias do início da Fecouva - 15a Festa Colonial da Uva e 5a Festa do Moranguinho, que será realizada em dois finais de semana, nos dias 20,21 e 22 de fevereiro; 27, 28 de fevereiro e 1º de março em Otávio Rocha, o município do qual o distrito faz parte está trabalhando a pleno vapor na colheita da uva.
Pudera: Flores da Cunha é o maior de vinhos e também o maior produtor de uvas direcionadas para vinho no Brasil. Em 2025, de acordo com dados do Sindivinho RS, foram colhidas 96,2 mil toneladas. “Flores da Cunha é o município que faz a maior vindima de uma única vez do país”, diz Caroline Dani, presidente da Fecouva. Este certamente é um dos motivos que faz a cidade reivindicar o título de Capital Nacional da Vindima, conforme o Projeto de Lei 4469/2025 que tramita no Congresso Nacional. O projeto, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, tem como objetivo maior reconhecer a importância da cidade para a vitivinicultura brasileira.
Tiago Centenaro Mignoni, visualiza a ação como um reconhecimento histórico: “o título valoriza os nossos agricultores e as nossas indústrias, que transformam a uva em vinhos, espumantes e sucos. Também reconhece quem trabalha com o turismo, entregando experiências à comunidade e aos visitantes", diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Inovação de Flores da Cunha.
Desde 1994 Flores da Cunha sustenta o título de maior produtor de vinhos do país, e estes dados de 2025 demonstram a força dessa produção:
- 184 milhões de litros de derivados de uva, vinhos, espumantes e suco.
- cerca de 22% das vinícolas ativas no Rio Grande do Sul estão no município.
- são aproximadamente 1,5 mil famílias produtoras e 5,8 mil hectares de vinhedos.
- o município conta com mais de 200 produtores de vinho.
E um uma boa parte dessa força vem dos produtores de Otávio Rocha que vão mostrar sua produção de uvas – e também de morangos, que a cada ano cresce em relevância – durante a Fecouva - 15a Festa Colonial da Uva e 5a Festa do Moranguinho.
Sobre a Fecouva
A Fecouva - segunda festa que homenageia uva mais antiga do Brasil em atividade - é um encontro de gerações e tradições, com destaque para a Gastronomia típica da região, com o Menarosto servido à vontade no salão da Igreja durante os seis dias de realização.
O prato típico da culinária italiana da Serra Gaúcha e prato oficial de Flores da Cunha é um assado lento de diversas carnes - frango, porco, codorna e coelho - em um rolo giratório, sem contato direto com a chama, apenas com brasas, resultando em um cozimento uniforme e suculento. O Menarosto acompanha perfeitamente tradicionais pratos da imigração italiana, como massas, polenta frita, saladas verdes, maionese e pão colonial, tudo regado com os bons vinhos da comunidade.
A programação da Fecouva é perfeita para todas as idades. Se além dos pratos típicos os adultos podem se deliciar com os vinhos da região, podem voltar a ser crianças e acompanhar os pequenos nas disputas dos jogos coloniais, como as brincadeiras de Cavalinho e a tradicional disputa de argolas, conhecida como Jogo do Sindicato.
Um dos pontos altos da festa é o desfile dos carros alegóricos na rua central de Otávio Rocha, realizado sempre aos domingos, no dia 22 de fevereiro às 15h e no dia 1º de março às 10h.
Serviço
O que: Fecouva - 15a Festa Colonial da Uva e 5a Festa do Moranguinho
Quando: dias 20,21 e 22 de fevereiro; 27, 28 de fevereiro e 1º de março
Onde: Otávio Rocha, Flores da Cunha (RS)
Quanto: Entrada franca, os visitantes pagam apenas pelos produtos consumidos
Saiba mais: @fecouva e @turismo.flores
Informações Turísticas: whatsapp (54) 99266-4656 e