Vida no Campo

Blog

Antônio Prado

FenaMassa atinge 38 mil visitantes nos dois primeiros finais de semana e recorde no Concurso do Maior Comedor de Tortéi

No sábado, Diogo Baldin sagrou-se bicampeão ao comer 160 unidades em duas horas. Nos seis dias de evento foram vendidas quase 20 mil refeições, quase 3, 6 toneladas de massa. Imagem: Divulgação
Foto de capa FenaMassa atinge 38 mil visitantes nos dois primeiros finais de semana e recorde no Concurso do Maior Comedor de Tortéi
No sábado, Diogo Baldin sagrou-se bicampeão ao comer 160 unidades em duas horas. Nos seis dias de evento foram vendidas quase 20 mil refeições, quase 3, 6 toneladas de massa. Imagem: Divulgação
Publicado em
17/11/2025

Em uma disputa marcada por animação, tradição e muito apetite, Diogo Baldin garantiu, no último sábado (15), o bicampeonato do concurso mais inusitado da FenaMassa (Festival Nacional da Massa): o Maior Comedor de Tortéi. O desafio aconteceu na Praça Garibaldi e reuniu 25 competidores de sete municípios da região. O concurso integra oficialmente a programação da FenaMassa e convida o público a celebrar a gastronomia e a cultura local.

Após duas horas de prova, Baldin superou todos os adversários - e também seu próprio recorde - ao alcançar a nova marca da edição: 160 unidades, o equivalente a 2,700 kg de tortéi. Em 2023, ele havia registrado 158 peças, marca que agora foi oficialmente ultrapassada.

O pódio ficou completo com Igor Sartor, segundo colocado com 131 tortéis (2,295 kg), e Ruan Damiani, terceiro lugar ao devorar 124 unidades. A quarta colocação foi conquistada por Eduardo Rancan, com 118 tortéis. Juntos, os quatro finalistas consumiram 533 unidades. Cada tortéi pesava, em média, 17 gramas.

Ao fim da competição, os três primeiros colocados foram premiados com brindes oferecidos pelos expositores do festival, e o campeão ganhou o troféu Mirão Zanella.

Baldin, praticante de corrida, destacou que competir é uma forma de celebrar o Festival Nacional da Massa e reforçar a importância de Antônio Prado na preservação da gastronomia e das tradições locais. Os participantes - vindos de Antônio Prado, Canoas, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Ipê, Nova Roma do Sul e São Marcos - encararam um desafio de respeito: consumir no mínimo 40 unidades para terem sua conta isenta. Todos superaram a meta com folga, ultrapassando 60 tortéis cada.

Para sustentar o apetite coletivo, foram preparados 75,5 kg de massa, resultando em 5.511 tortéis, que levaram 30 kg de farinha e 40 kg de moranga. No total, os competidores consumiram 38 kg do prato típico.

A FenaMassa, mais uma vez, celebrou não apenas a gastronomia italiana, mas também o espírito festivo e a hospitalidade de Antônio Prado, colocando o tortéi - e seus fãs - no centro das atenções.

Sobre o concurso

O concurso Maior Comedor de Tortéi, criado em 2014 por Cândido Félix Giulian durante a 3º FenaMassa, nasceu da memória popular sobre Almiro Severino Zanella, o “Mirão”, famoso por desafiar amigos a comer mais tortéis do que ele nas festas comunitárias. A proposta do evento é preservar esse patrimônio imaterial, valorizando tradições, técnicas e práticas culinárias transmitidas entre gerações.

Desde sua criação, o concurso já teve seis edições. Os campeões foram:

  • 2014: Francisco Tormina (Chicão) – 105 unidades (1,680 kg)
  • 2015: Francisco Tormina (Chicão) – 128 unidades (2,048 kg)
  • 2017: Leonardo Bortolozzo – 128 unidades (2,048 kg)
  • 2019: Neimar Zamboni – 143 unidades (2,288 kg)
  • 2022: Neimar Zamboni – 95 unidades (2,100 kg)
  • 2023: Diego Baldin – 158 unidades (2,528 kg)


Segundo final de semana

O segundo final de semana da 9ª FenaMassa confirmou que Antônio Prado vive intensamente sua herança italiana. Realizado entre os dias 7 e 23 de novembro, na Praça Garibaldi, no coração do Centro Histórico, o evento já atraiu mais de 38 mil visitantes nos seis primeiros dias, ultrapassando todas as edições anteriores. Entre o Restaurante Italiano, em formato de rodízio, os três containers de massa no pote, e o Restaurante da Gruta, e a Praça de Alimentação oferece diversidade e praticidade com pratos rápidos, como pizzas, polenta mole, lasanha, hambúrgueres, sushis, pastéis, pães e cucas, foram servidas entre a sexta, sábado e domingo 10.463 refeições – totalizando nos dois finais de semana do festival 19.612 mil refeições vendidas. Em quilos de massa foram consumidas só neste final de semana 2.198,95 - pouco mais de duas toneladas.

O público também pode conferir três exposições artístico-culturais e 22 apresentações entre música, dança e teatro, nos dois palcos montados na praça.

Oficinas e aprendizado: a massa também é feita de conhecimento

No espaço Casa Nordeste, em parceria com o Senac, as Oficinas da Gastronomia, reuniram mais de 250 adultos interessadas em aprender receitas e técnicas culinárias típicas. Já o Espaço Mão na Massa, ao lado do Restaurante Italiano, proporcionou uma vivência prática da tradição italiana, mostrando que a arte de fazer massa também é uma forma de preservar a cultura.

Horários e informações

A entrada na FenaMassa é gratuita, e o público paga apenas pelo que consumir. A estrutura do evento, com mais de 4,3 mil metros quadrados de área coberta, proporciona conforto, segurança e um ambiente acolhedor que traduz a essência de Antônio Prado: tradição, sabor e hospitalidade.

A FenaMassa funcionará às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados e domingos, e no feriado do dia 20, das 10h às 22h. A programação completa, o cardápio, relação de expositores, e as atrações culturais e artísticas já estão disponíveis no site www.fenamassa.com.br

Realização e apoios

O Festival Nacional da Massa é uma realização da CIC de Antônio Prado, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Antônio Prado, Moinho do Nordeste, Unimed Serra Gaúcha, Sicredi, Banrisul, Cresol, Sicoob, Resolpec, Transprado e Solaris Corretora de Seguros.

Em Antônio Prado
você encontra!
Br Sul Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.