Vida no Campo

Blog

Rio Grande do Sul

Festa Nacional da Uva inicia em Caxias do Sul

Presidente da Emater/RS-Ascar visitou a festa. Imagem: Divulgação | EMATER
Foto de capa Festa Nacional da Uva inicia em Caxias do Sul
Presidente da Emater/RS-Ascar visitou a festa. Imagem: Divulgação | EMATER
Publicado em
20/02/2026

EMATER/RS - ASCAR

Assunto:Festa Nacional da Uva inicia em Caxias do Sul

 

Data:20-02-2026


Festa Nacional da Uva inicia em Caxias do Sul

 

Com o tema “Fruto de um sonho imigrante”, a 35ª Festa Nacional da Uva foi aberta oficialmente na tarde dessa quinta-feira (19/02), no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul. A cerimônia reuniu centenas de visitantes, marcando o início de mais uma edição do maior evento comunitário do município.

 

O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, acompanhou a abertura do evento. “A Festa da Uva é um momento importante e especial para valorizar a vitivinicultura gaúcha. O RS cultiva mais de 46 mil hectares de uva e vive um momento muito importante nesta safra, que deve ultrapassar 905 mil toneladas produzidas, acima da média dos demais anos, evidenciando também um bom período de inverno, de primavera, e as condições de manejo que foram feitas. E a Emater, nesse trabalho junto com os produtores, tem buscado fomentar e levar estratégias, orientação técnica para poder agroindustrializar esta uva, para poder comercializar, agregar valor, e, acima de tudo, fazer com que os agricultores possam cada vez mais produzir, gerar renda e qualidade de vida no campo e na cidade”, salientou.

 

A edição de 2026 celebra os 150 anos da imigração italiana e contará com mais de 400 expositores, expectativa de 700 mil visitantes e programação distribuída ao longo dos 18 dias de evento, que se estende até 08 de março. Além das exposições, a programação inclui shows nacionais e regionais, apresentações culturais, desfiles cênico-musicais, gastronomia típica, produtos coloniais, degustações orientadas de uvas e vinhos e atrações para toda a família, entre outras atividades diárias.

 

AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES

 

Um dos espaços mais visitados, pela diversidade e a qualidade dos produtos ofertados, é o Pavilhão da Agricultura Familiar. Nesta edição, o local foi ampliado, oportunizando o acesso à comercialização e a novos mercados para mais empreendimentos. No total, participam 85 agroindústrias familiares, comercializando produtos como vinhos, sucos, embutidos, queijos, geleias, biscoitos, cachaças e nozes, além de artesanato e plantas, entre outros.

 

VENCEDORES DA EXPOSIÇÃO DE UVAS

 

Nesta quinta-feira também foram divulgados os vencedores da Exposição de Uvas da Festa da Uva 2026. As amostras avaliadas compõem quatro grupos: Conjunto de Variedades, Variedades Isoladas, Cacho mais Pesado e Cacho mais Comprido - sendo estas duas últimas categorias estreantes. Os vencedores vão receber seus troféus durante jantar que acontecerá no dia 28 de fevereiro, na comunidade de Nossa Senhora da Saúde.

 

O mesmo agricultor (Oscar Isoton, da 4ª Légua) venceu o Cacho mais Pesado (3,410 kg) e o Cacho mais Comprido (51 cm). Na categoria Variedades Isoladas foram avaliadas e premiadas as uvas Bordô, Isabel, Niágara Branca, Niágara Rosada, BRS-Lorena, BRS-Núbia, Moscato Branco, Moscato Embrapa, Itália e Rubi). Cerca de 280 produtores rurais de Caxias e região participam da exposição.

 

O julgamento esteve a cargo dos especialistas Thompson Benhur Didoné (Emater/RS-Ascar), Valtair Comachio (Embrapa), Murilo César dos Santos (UCS), Gabriel Almeida da Silva (Consevitis/RS), Roque Danieli (Ministério da Agricultura) e o engenheiro agrônomo aposentado Flávio Hillebrand, que integrou até pouco tempo o quadro da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias do Sul.

Anúncios
Br Sul Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.