Iniciam as assembleias regionais para salvar a Língua Talian

Inicia por Caxias do Sul, nesta sexta-feira, dia 5 de setembro, as assembleias regionais que integram o projeto “Nos 150 Anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian”, contemplado no Edital SEDAC PNAB RS - 31/2024 – Memória e Patrimônio. O evento será realizado no Ponto de Cultura Casa das Etnias (Av. Independência, 2542 – Bairro Exposição) e reunirá os municípios abrangidos pelos Campus da UCS Caxias e Bento.
Ainda neste mês ocorrem as outras duas assembleias regionais previstas pelo projeto: dia 12, em Guaporé, na Casa de Cultura (aos municípios abrangidos pelo Campus UCS Guaporé) e no dia 26, em Nova Prata, na UCS Campus Universitário (aos municípios abrangidos pelo Campus UCS Nova Prata).
As assembleias regionais iniciam sempre às 14h e seguirão a programação de apresentação dos relatórios elaborados pelos Grupos de Trabalho de cada município participante, material que mais tarde será usado na produção de uma publicação do Plano de Salvaguarda da cultura e da Língua Talian, além do debate das ideias e as propostas para serem encaminhadas. Em seguida ocorre uma confraternização com espaço para ciàcole (conversas), entrega pelo IPHAN do Dicionário de Luzzatto e do livro Talian par Cei e Grandi, Gramàtica e Stòria. Por fim, o reconhecido grupo de teatro Miseri Coloni irá encenar um compacto da peça “Miseri Coloni dá Voz ao Silêncio” ressaltando aspectos como a escola das proibições, a esperança de Nanetto Pipetta e a poesia da luta.
Para essa primeira assembleia em Caxias do Sul estão confirmadas as presenças de representantes dos municípios de Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Marcos.
O projeto “Nos 150 Anos da Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian” é conduzido e executado pela ACADI – Associação Cultural Anima D’Itália - Grupo Folclórico Girotondo em parceria com a Associação Cultural Miseri Coloni, com apoio técnico da UCS – Universidade de Caxias do Sul, da AMESNE – Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste, do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da FIBRA – Federação das Associações Ítalo-Brasileiras do Rio Grande do Sul.
Mais informações pelo site lengoatalian.com
