Vida no Campo

Blog

Livros

Livro infantil une conscientização ambiental e cultura italiana em cenário da vindima

“Uma aventura na vindima”, de Maurício Rech e Carolina Leães Rech, será lançado durante a 15ª Fecouva e distribuído na rede municipal de ensino. Imagem: Divulgação
Foto de capa Livro infantil une conscientização ambiental e cultura italiana em cenário da vindima
“Uma aventura na vindima”, de Maurício Rech e Carolina Leães Rech, será lançado durante a 15ª Fecouva e distribuído na rede municipal de ensino. Imagem: Divulgação
Publicado em
09/02/2026

Conscientização e respeito à natureza, tendo como pano de fundo a localidade de Otávio Rocha em tempos de vindima. Essa é a essência do livro Uma aventura na vindima, escrito por Maurício Rech e Carolina Leães Rech, que será apresentado durante a 15ª Festa Colonial da Uva (Fecouva). A obra tem foco no público infantil e jovem adulto e deverá ser distribuída na rede municipal de ensino de Flores da Cunha.

Uma obra que vai além da literatura infantil

Com linguagem simples, narrativa envolvente e forte apelo visual, o livro combina fotografias e ilustrações para tratar de temas que extrapolam a ficção. Educação, história, fé, desperdício, patrimônio histórico, acessibilidade e companheirismo aparecem de forma sensível ao longo da narrativa, convidando o leitor a refletir sobre atitudes cotidianas e a relação com o meio ambiente.

O lançamento oficial de Uma aventura na vindima ocorre no dia 21 de fevereiro, a partir das 19h30, durante a apresentação musical de Maurício e os Imaginários, integrando a programação da 15ª Fecouva.

A história e o convite à reflexão

A trama se desenvolve a partir de uma tarefa escolar. Os amigos Maurício, Carol, Tony e Bela percorrem pontos culturais de Otávio Rocha para produzir um relatório, com o objetivo de valorizar a cultura italiana, relembrar os 60 anos da Fecouva e destacar a importância da natureza e da história local.

Ao longo do percurso, o leitor conhece curiosidades sobre a formação histórica e cultural da comunidade e é instigado a refletir sobre desafios ecológicos presentes no dia a dia, como o desperdício de água e a falta de atenção a pequenos gestos que impactam o meio ambiente.

Após concluir a atividade, o grupo percebe que pode ir além e decide criar uma campanha de conscientização e cuidado com a cidade. Nesse momento, o livro assume um caráter interativo, com QR Codes que direcionam para conteúdos extras no canal de YouTube dos autores, ampliando a experiência de leitura.

Autores com trajetórias diversas

Maurício Rech é escritor, músico e compositor. Graduado em Direito pela PUCRS, possui mestrado em Psicologia e Saúde pela UFCSPA, pós-graduação em Neurociências e Comportamento pela PUCRS e extensões em Filosofia e Ética pela Universidade de Harvard e em Ciência do Bem-Estar pela Universidade de Yale.

Carolina Leães Rech é médica endocrinologista e metabologista, com ênfase em neuroendocrinologia e metabolismo. Mestre e doutora em Patologia pela UFCSPA, é professora do curso de Medicina da instituição, chefe do Serviço de Endocrinologia da Santa Casa de Porto Alegre e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Rio Grande do Sul (gestão 2025–2026).

Serviço

O quê: 15ª Festa Colonial da Uva (Fecouva) e 5ª Festa do Moranguinho
Quando: 20, 21 e 22 de fevereiro; 27 e 28 de fevereiro e 1º de março
Onde: Otávio Rocha, Flores da Cunha (RS)
Quanto: Entrada franca (pagamento apenas dos produtos consumidos)
Saiba mais: @fecouva e @turismo.flores
Informações turísticas: WhatsApp (54) 99266-4656 | www.turismoflores.com.br

 

Ao unir literatura, educação ambiental e valorização cultural, Uma aventura na vindima reforça o papel da Fecouva como espaço de celebração da identidade local e formação de novas gerações mais conscientes, conectando tradição, conhecimento e cuidado com o futuro.

Anúncios
br antonio prado

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.