Mais de 250 pessoas participam da Jornada da Viticultu

Sob o tema Pessoas, processos e legislação – O caminho para uma agricultura sustentável ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 18, na capela Nossa Senhora do Carmo, em Flores da Cunha, na 20ª Jornada da Viticultura. Mais de 250 pessoas participaram do encontro que debateram assuntos pertinentes para o setor da uva e do vinho.
Estiveram apresentou autoridades municipais, deputados estaduais e federais, e representante do Ministério do Trabalho, os quais destacaram a importância do encontro para debater e divulgar informações. “Esse é um evento para discutirmos assuntos pertinentes e levarmos cada vez mais conhecimento aos agricultores especialmente sobre projetos de lei que têm impacto direto sobre a estrutura produtiva e regulatória do setor”, apontou o coordenador da lei Associação da Comissão Interessante da Uva, Ricardo Pagno.
Durante a manhã, os participantes assistiram à apresentação do modelo de contrato de compra e venda de uva, elaborado pela Associação da Comissão Interessante da Uva. Na sequência, o pós-doutor em Ciência do Solo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Gustavo Brunetto, falou sobre a fertilidade do solo e as estratégias de uma melhor adubação, apresentando quais são as características do solo ideal para a plantação de parreirais na Serra Gaúcha.
O destaque da Jornada da Viticultura ficou por conta da audiência pública sobre o aprimoramento da contratação de mão de obra temporária dos trabalhadores rurais e o qual debateu os Projetos de Lei 761/2025 e 676/2025, de autoria dos deputados federais Heitor Schuch e Afonso Hamm, respectivamente . "Temos urgência em facilitar a formalização do trabalho rural, garantindo mais flexibilidade aos pequenos agricultores que precisam de mão de obra em períodos sazonais. É fundamental ampliarmos esse diálogo institucional e subsidiarmos a atuação legislativa com base nas demandas concretas do setor", disse o deputado durante a audiência.
Também participaram do debate o deputado federal Afonso Hamm, o deputado estadual e o presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura Elton Weber, o deputado estadual Guilherme Pasin, o vice-presidente da Associação da Comissão Interestadual da Uva, Cedenir Postal, o vice-presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, o presidente da Consevitis-RS, Luciano Rebelatto e o superintendente do Ministério do Trabalho no RS, Claudir Nespolo.
A Jornada da Viticultura foi organizada pela Associação da Comissão Interessante da Uva com apoio do STR de Flores da Cunha e Nova Pádua, da Prefeitura de Flores da Cunha, da Embrapa – Uva e Vinho, do Instituto Federal RS, da Fecovinho, da Emater-RS, da Fetag-RS, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Escola Agrícola Familiar e do Consevitis-RS. A feira agro teve o apoio de Fertilizantes Aymoré, AgroPro, Sol Yanmar, Unyterra Agritech, Tramontini Antônio Carraro e Florença e patrocínio master do Sicredi.





