Vida no Campo

Blog

Nova Roma do Sul

Nova Roma do Sul inicia divulgação da La Prima Vendemmia 2026

Comitiva apresentou novidades da tradicional festa, que celebra os 30 anos do evento e marca sua retomada após seis anos. Imagem: Vida no Campo
Foto de capa Nova Roma do Sul inicia divulgação da La Prima Vendemmia 2026
Comitiva apresentou novidades da tradicional festa, que celebra os 30 anos do evento e marca sua retomada após seis anos. Imagem: Vida no Campo
Publicado em
08/01/2026

A comitiva de Nova Roma do Sul esteve em Antônio Prado  nesta quinta-feira, 8 de janeiro de 2025, para iniciar a divulgação da 30ª edição da La Prima Vendemmia. O evento, que celebra a colheita da uva, será realizado entre os dias 30 de janeiro e 8 de fevereiro de 2026, no Complexo Esportivo de Nova Roma do Sul, com entrada e estacionamento gratuitos.


A comitiva, formada pela Rainha do município, Luana Pasuch, pelas Princesas Letícia Zatti e Juliana Magnaguagno, além da integrante da comissão organizadora, Fabrícia Lodi. A agenda incluiu visitas a veículos de comunicação e setores públicos, com o objetivo de convidar a comunidade regional para a festa.

Após seis anos de interrupção, causados pela pandemia e por enchentes que afetaram a cidade, a La Prima Vendemmia retorna com programação especial para comemorar os 30 anos do evento. Nova Roma do Sul, que completou 38 anos de emancipação em novembro de 2025, prepara-se para receber o público com atrações culturais, gastronômicas e turísticas.

Entre as novidades desta edição está o 1º Festival do Tortéi Frito, prato típico recém-oficializado por lei municipal aprovada em dezembro. Os visitantes poderão saborear versões doces e salgadas do tortéi, acompanhadas por um inusitado caldo de goiabada com vinho. A festividade ocorrerá em dois finais de semana, com uma estrutura que oferecerá ainda apresentações do Le Farfalle e Girotondo, o tradicional Filó Cênico, passeios turísticos, feira agroindustrial e atividades ligadas às tradições coloniais.

As soberanas destacaram que a festa homenageia a força do setor agrícola, especialmente a vitivinicultura, uma das principais atividades econômicas do município. “Nova Roma do Sul conta com cerca de 1.100 hectares de parreirais, e La Prima Vendemmia é uma forma de valorizar o trabalho dos produtores e a identidade local”, afirmou, a rainha Luana, que também destacou o clima de expectativa em torno do retorno do evento:
“São seis anos sem a realização da festa. Toda a comunidade novaromense e da região está empolgada. Esperamos um grande público e contamos com o envolvimento dos voluntários para fazer acontecer”, disse.

Já a princesa Letícia Zatti ressaltou o papel da cultura e da tradição: “É muito bom ver como as pessoas têm orgulho da nossa história. A festa representa isso: união, cultura e alegria.”

A princesa Juliana Magnaguagno aproveitou para agradecer aos apoiadores: “Nosso agradecimento especial ao comércio local, às agroindústrias e aos patrocinadores que acreditam na La Prima Vendemmia e ajudam a torná-la possível.”

Oo evento promete ser um reencontro da comunidade com suas tradições e sabores, fortalecendo também os laços com municípios vizinhos, como Ipê.

 

Confira a programação da La Prima Vendemmia. 

Em Nova Roma do Sul
você encontra!

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.