Procissão do Encontro emociona fiéis e marca a Segunda-feira Santa

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Antônio Prado, viveu um dos momentos mais comoventes nesta segunda-feira (14), com a realização da Procissão do Encontro. O cortejo reuniu centenas de fiéis, que caminharam em oração pelas ruas da cidade, refletindo sobre as dores de Maria e as chagas de Cristo, em um verdadeiro testemunho de fé e devoção.
Pela primeira vez, a procissão foi realizada nesse formato na cidade, com duas caminhadas simultâneas partindo das comunidades Cristo Redentor e Nossa Senhora Aparecida. Em um percurso marcado por paradas e meditações, os participantes relembraram os principais símbolos da Paixão de Jesus e os sofrimentos de sua mãe, Maria Santíssima.
De um lado, a procissão que partiu da Igreja Cristo Redentor contemplou as Cinco Chagas de Cristo, representadas por objetos simbólicos como o chicote, a coroa de espinhos, os pregos, o martelo e a lança. Já a caminhada que saiu da Igreja Aparecida conduziu os fiéis à meditação das Sete Dores de Nossa Senhora, com momentos de intensa emoção e silêncio orante.
Movimentos e pastorais da paróquia — como o Cursilho, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, RCC, Emaús, Catequese, entre outros — foram responsáveis por conduzir as paradas, ler as meditações e carregar os símbolos sagrados. Jovens, crianças, idosos e famílias inteiras uniram-se numa caminhada de fé que envolveu toda a comunidade.
O ponto alto da celebração foi o encontro das duas procissões em frente à Igreja Matriz. Sob olhares emocionados e em clima de profunda espiritualidade, as imagens de Cristo e de Nossa Senhora se encontraram, e o padre Vigário, Pe Lucivan Francieski, abençoou os presentes com a relíquia da Santa Cruz, encerrando o momento com cânticos
“A Santa Missa com a imagem de Jesus flagelado e com a coroa de espinhos já foi uma celebração muito forte e tocante que remeteu ao grande sofrimento e entrega de Jesus por nós. Seguindo com a procissão em silêncio e oração até o momento do encontro de Jesus com sua mãe fomos sendo tomados por um profundo sentimento de fé, agradecimento, pedido de perdão e auxílio à toda humanidade ”, comentou a integrante do Apostolado da Oração Vanderleia Ziliotto.
Para Roberta Restelatto Anziliero, coordenadora do Movimento do EMAÚS Núcleo Antônio Prado, foi um momento de reflexão ao ver as imagens de Nossa Senhora das Dores, e o sofrimento de Jesus.
“Vivenciar a Procissão do Encontro, foi uma oportunidade, de meditação sobre a fé e o amor. A simbologia do "encontro" também fala muito sobre reconciliação, com os outros, com Deus, e consigo mesmo.”
Até o domingo de Páscoa, os fiéis ainda poderão participar de diversas celebrações que relembram a Paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo — a essência da fé cristã.
Confira a programação do Tríduo Pascal .
QUINTA-FEIRA SANTA – 17/04
- 20h | Missa da Ceia do Senhor com Rito do Lava-pés e Transladação do Santíssimo.
Após a missa, Hora Santa até o meio-dia de sexta-feira.
SEXTA-FEIRA SANTA – 18/04
- Durante a manhã | Hora Santa e atendimento de confissões
- 05h30 | Ofício de Trevas
- 15h | Terço da Misericórdia e Meditação das Sete Palavras
- 17h | Celebração da Paixão do Senhor
- 18h | Procissão, encenação e Beijo ao Senhor Morto
SÁBADO SANTO – 19/04
- 08h30 | Oração das Laudes
- Durante o dia | Atendimento de confissões
- 20h | Solene Vigília Pascal
- Bênção do Fogo Novo
- Proclamação da Páscoa
- Bênção da Água Batismal
- Entrega da Vela Pascal para as comunidades
DOMINGO DE PÁSCOA – 20/04
- 09h e 19h | Missas Solenes de Páscoa
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
