Projeto "Força Feminina Pradense" é destaque nacional em programa do Comitê Jovem Sicredi
A jovem Luiza Zulian da Costa, associada da Sicredi Ibiraiaras RS/MG e moradora de Antônio Prado, teve seu projeto “Força Feminina Pradense” selecionado como um dos destaques do Demoday – evento de encerramento da 4ª edição do programa “Módulo de Projetos e Mentorias”, promovido pelo Comitê Jovem do Sicredi, por meio da Fundação Sicredi.
A apresentação das propostas aconteceu de forma híbrida, entre os dias 7 e 11 de novembro, em Porto Alegre. Entre dezenas de iniciativas de todo o país, o projeto de Luiza conquistou o primeiro lugar entre os representantes da cooperativa. A proposta agora segue para a etapa que prevê inscrição à bolsa internacional WYCUP, vinculada à Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), que será realizada em 2026, em Sidney, na Austrália.
O segundo projeto classificado da Sicredi Ibiraiaras RS/MG foi “Criadores Unidos”, de Felipe Emanuel Godoi Seganfredo, da cidade de Ciríaco. Ao todo, a cooperativa teve 15 iniciativas finalistas, sendo sete apresentadas presencialmente e oito de forma virtual.
Segundo a coordenadora de desenvolvimento do cooperativismo, Maria Salete Marofiski, a edição deste ano contou com 310 inscritos, dos quais 82 projetos foram desenvolvidos e 67 chegaram às bancas avaliadoras. “Esses números revelam o quanto o comitê vem num processo de crescimento como cooperativa e sistema, o que nos orgulha muito de fazer parte desta jornada de acompanhamento da juventude associada”, afirmou.
Durante os três meses de programa, os jovens participantes contaram com mentorias e capacitações aos sábados, totalizando 348 horas de formação com apoio da Fundação Sicredi e do Impact Hub. A jornada incluiu workshops, mentorias individuais e coletivas, além de encontros presenciais e virtuais.
O Comitê Jovem do Sicredi tem como objetivo principal estimular a formação de lideranças e desenvolver soluções cooperativas com foco em inovação e impacto social. Atualmente, 32 cooperativas contam com comitês jovens ativos, reunindo mais de 2,5 mil associados.
No Demoday, os participantes apresentaram seus projetos em formato de pitch para uma banca avaliadora, detalhando problemas enfrentados em suas comunidades, soluções propostas, captação de recursos e impactos esperados.
O projeto “Força Feminina Pradense” busca fortalecer a atuação de mulheres da comunidade de Antônio Prado, promovendo autonomia, inclusão e empoderamento por meio de ações práticas. A iniciativa da jovem Luiza reforça o papel transformador da juventude no cooperativismo e o potencial das mulheres no protagonismo social.
A Sicredi Ibiraiaras RS/MG foi representada no evento por jovens do Comitê Jovem da cooperativa, acompanhados pelos assistentes de Desenvolvimento do Cooperativismo, Gabrieli Fortes da Silva e Vitor Rodrigo Moraes Corá.
Com a seleção do projeto “Força Feminina Pradense”, cresce a expectativa da comunidade pradense para a ampliação do impacto da iniciativa e sua possível projeção internacional, caso seja contemplada com a bolsa da WYCUP.