Projeto valoriza preservação da língua Talian em Nova Pádua

Em comemoração aos 150 anos da imigração italiana, a Prefeitura de Nova Pádua apresentou, na sexta-feira, 11 de abril, o projeto “Nos 150 anos da imigração, um esforço para salvar a língua Talian”. A proposta tem como foco preservar e valorizar o Talian, idioma que representa uma importante herança cultural dos descendentes de imigrantes italianos na região.
O evento ocorreu na sede da Prefeitura Municipal e contou com a presença da secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Franciéli Gonçalves Pan Menegat, e da diretora de Cultura e Turismo, Mônica Corso Pan. O projeto foi apresentado por João Wianey Tonus, um dos idealizadores, que destacou a urgência de ações concretas para manter viva essa expressão linguística que moldou parte da identidade local.
Durante o encontro, foi lançado o convite para os cursos Talian in Fameia I – Iniciantes e Talian in Fameia II, que serão realizados em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS). A formação, de curta duração, abordará conteúdos de leitura, pronúncia, músicas, textos e aspectos culturais do Talian. As aulas ocorrerão entre 6 de maio e 21 de outubro de 2025, com investimento de R$ 143 por participante em cada etapa.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelos links:
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer pelo telefone (54) 3296-1600.
você encontra!
