Vida no Campo

Blog

Antônio Prado

Um Passeio de Fubica vai comemorar os 150 anos da Imigração Italiana

Espetáculo cênico-musical celebra as raízes da cultura italiana e diverte o público com a história real do Nono que montou seu próprio calhambeque à manivela. Imagem: Marina Rech
Foto de capa Um Passeio de Fubica vai comemorar os 150 anos da Imigração Italiana
Espetáculo cênico-musical celebra as raízes da cultura italiana e diverte o público com a história real do Nono que montou seu próprio calhambeque à manivela. Imagem: Marina Rech
Publicado em
14/05/2025

As comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul ganham uma iniciativa cultural autêntica e alinhada com a valorização das raízes culturais através do lançamento da obra cênico-musical "Um Passeio de Fubica".

 

Fubica inicia seu passeio com apresentações no dia 22 de maio em Antônio Prado, cidade natal do Nono, que na década de 60 mobilizou sua família, vizinhos  e toda a comunidade para realizar seu sonho de construir um meio de transporte próprio.  No processo espalhou alegria e afeto e criou memórias afetivas que perduraram no tempo. 

“Estas histórias desempenham um importante papel no que diz respeito à nossa humanização e, também, das novas gerações. A partir de histórias que dão voz a memórias afetivas, podemos experimentar outras identidades, desenvolver a criatividade e abrir novas janelas para a sensibilidade”, pontua a escritora Vivi Costa lembrando dos divertidos passeios na fubica de seu tio-avô Felice.

 

A itinerância do espetáculo inclui as cidades de Veranópolis (23 e 25 de maio) e Caxias do Sul (11 de junho), sempre com apresentações gratuitas, algumas exclusivas para estudantes de escolas públicas e outras dedicadas à comunidade em geral. 

 

O espetáculo se empenha em salvaguardar a cultura da região. Traz usos e costumes dos descendentes de imigrantes e destaca diálogos e músicas em Talian, uma língua formada a partir dos diversos dialetos de herança italiana e reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil. As tradições da cultura gaúcha também marcam presença por meio dos ritmos das músicas cantadas na obra.

Baseada no livro "A Fubica do Nono Felice", escrito por Vivi Costa, o espetáculo tem roteiro e direção de Zica Stockmans e direção Musical de Cibele Tedesco, além de uma equipe com mais de 20 integrantes. A produção Executiva é de Luana Folchini da Costa.

Com duração aproximada de 45 minutos, os espetáculos contam com narrativa de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e interpretação em LIBRAS em todas as apresentações. Os locais escolhidos para os espetáculos serão fisicamente adaptados para receber pessoas idosas, com deficiências físicas e mobilidade reduzida.

 

A montagem e circulação inicial da obra foi realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à cultura e contou com o patrocínio de Viprado, Dohler, PerfilComp, Nutrire e Pisani. Parte da circulação também é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc - contemplada no edital de Memória e Patrimônio com a Realização do Procultura -RS e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. O projeto tem o apoio cultural da Faculdade de Antônio Prado, do SESC de Bento Gonçalves e dos departamentos de cultura das prefeituras de Veranópolis e Antônio Prado.

A produção cultural é da LFC Cultural, com realização do Ministério da Cultura do Governo Federal – Brasil: União e reconstrução.

 

PROGRAMAÇÃO

Todas as atividades são gratuitas.

 


22 de maio de 2025 – Antônio Prado -  Auditório da FAP

15h30 – apresentação exclusiva para escolas do município inscritas na atividade. (PNAB-RS)

19h – apresentação aberta às famílias de Antônio Prado e Região (ROUANET)

Acessibilidade: Libras

 

23 de maio de 2025 – Veranópolis

14h - apresentação exclusiva para escolas do município inscritas na atividade. (Rouanet) –

Local: Casa de cultura Municipal

Acessibilidade: Libras

 

25 de maio de 2025 – Veranópolis

16h - apresentação gratuita, aberta à comunidade.

Local: junto à programação do Festival La Cucagna. (PNAB)

Acessibilidade: Libras e Audiodescrição

 

11 de Junho de 2025 – Caxias do Sul

10h e 14h – apresentações gratuitas destinadas aos alunos de escolas e beneficiários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos do município, inscritos na atividade. (PNAB)

Local: Casa das Etnias

Acessibilidade: Libras e Audiodescrição

 

 

Ficha técnica

Direção Geral e Cênica: Zica Stockmans

Direção Musical: Cibele Tedesco

Concepção e Roteiro: Zica Stockmans

Texto da Obra original: Vivi Costa

ELENCO

Atriz: Luana Marasca e Milena Schafer

Ator: Edu Seggabi

Musicistas: Cibele Tedesco, Dâmaris Gianni e Bárbara Tedesco.

 

EQUIPE CRIATIVA

Figurinos: Eliana Zardo

Cenários: André Gnatta, Eliana Zardo, Lidete Michelin, Gio e Doug

Dramaturgia: Zica Stockmans

Arranjos Musicais: Cibele Tedesco

 

PRODUÇÃO

Produção Executiva: Luana Folchini da Costa

Produção Teatral: Tem Gente Teatrando

Produção Musical: ByCibi

 

EQUIPE TÉCNICA

Técnico de som: Kiko Duarte

Assistente de Produção e logística: Roque Rodrigues da Costa

Consultoria Talian: Cleri Ana Pelizza

Assessoria de acessibilidade: Milena Eich, Isabel Damian e Graziele Pavan

 

COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO

Assessoria de Imprensa: Ininita Comunicações

Ilustração e arte gráfica: Gio e Doug

Fotografia: Marina Rech

Social Media: Fox Box

Produção audiovisual: Foco 3 Produções

Fonte: Assessoria de Imprensa

Em Antônio Prado
você encontra!
BR Ipê

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.