Vida no Campo

Blog

Livros

Urologista responde dúvidas que mais afligem os homens

Dr. Rafael Siqueira, urologista fenômeno das redes sociais, proporciona uma conversa direta, divertida e informativa sobre o assunto. Imagem: Divulgação
Foto de capa Urologista responde dúvidas que mais afligem os homens
Dr. Rafael Siqueira, urologista fenômeno das redes sociais, proporciona uma conversa direta, divertida e informativa sobre o assunto. Imagem: Divulgação
Publicado em
01/09/2025

Conhecido por dezenas de apelidos, o pênis ocupa posição central no imaginário masculino, mas é também a parte do corpo dos homens que mais gera dúvidas e desinformação. Com o lançamento de Tamanho é documento? – Tudo que você sempre quis saber sobre seu pênis, mas tinha medo de perguntar, o Dr. Rafael Siqueira, urologista fenômeno das redes sociais, proporciona uma conversa direta, divertida e informativa sobre o assunto.

O livro publicado pela Matrix Editora transporta para as páginas todo o bom humor que o médico utiliza nos vídeos que ultrapassam milhões de visualizações no Instagram e TikTok. Com linguagem clara e sem rodeios, Rafael desmistifica a ideia de que cuidar do pênis é assunto constrangedor. Ao lembrar que a saúde sexual é, antes de tudo, saúde integral, ele mostra que dúvidas como as relacionadas às dimensões do pênis estão diretamente ligadas à autoestima, ao bem-estar emocional e até ao modo como cada um se relaciona com o próprio corpo.

Com base em evidências científicas, o especialista revela que a comparação de tamanhos, tão comum entre homens, é inútil e nociva, pois gera sofrimento em quem busca se adequar a padrões irreais. Para Rafael, o que realmente importa não é o tamanho, mas o conhecimento e o cuidado que o homem tem com a própria saúde. Nesse sentido, esclarece questionamentos como “Por que pau duro tem um tamanho legal e quando mole é tão pequeno?”, “Posso tomar testosterona pra aumentar meu pinto?” e “Tenho que tratar pau torto?”.

Siqueira aborda ainda outros tabus relacionados ao universo masculino. Em vez de reforçar mitos que associam virilidade à performance, propõe um olhar mais honesto e individual. É taxativo ao afirmar que cada indivíduo tem um ritmo, um desejo e uma dinâmica únicos, que devem ser respeitados. Não existe, por exemplo, uma quantidade ideal de relações sexuais por semana, nem uma duração que precisa ser alcançada durante o ato e muito menos uma meta de orgasmos a ser atingida. 

O dilema da disfunção erétil também recebe atenção. Rafael vai além da explicação fisiológica para reforçar que o desempenho sexual é resultado de múltiplas dimensões: físicas, hormonais, emocionais e relacionais. Ele analisa os efeitos dos medicamentos como sildenafila e tadalafila, suas vantagens e armadilhas, e orienta sobre alternativas como próteses penianas, que ainda sofrem preconceito, mas têm altas taxas de satisfação. Acima de tudo, defende que nenhum homem deve encarar uma falha de ereção como fracasso absoluto, e sim como uma oportunidade para investigar, com ajuda profissional, o que está por trás do problema.

A novidade reserva ainda espaço para questões extremamente específicas, mas comuns no consultório e nas “caixinhas de perguntas” online: “Como funciona a ereção matinal?”, “Por que é difícil urinar com o pênis ereto?”, “O que é a fratura peniana?”, “Qual a real função do ‘freio’ do pênis?”, “Quando o toque retal é realmente necessário?”, “Pode-se identificar a prática do sexo anal em exames?”, “Como prevenir e diagnosticar o câncer de testículo?”.  As respostas, compartilhadas com naturalidade e respaldo técnico, convidam os leitores a abandonar o constrangimento e a abraçar o autocuidado com mais responsabilidade.

Siqueira aproveita a obra para desconstruir a ideia de que a urologia trata apenas de homens e explica que a especialidade cuida do sistema urinário de todos, incluindo questões comuns entre mulheres, como infecções urinárias e incontinência. Ele defende um atendimento inclusivo, destacando a importância de acolher mulheres trans, que devem seguir rastreando a próstata, e da manutenção da conduta médica independente da orientação sexual do paciente.

Tamanho é documento? é muito mais do que um guia médico sobre pênis. É um livro que convida à reflexão, promove a educação em saúde e ajuda a desmontar preconceitos com base em conhecimento, empatia e senso de humor. Em uma sociedade que frequentemente vincula o valor do homem ao desempenho sexual ou ao tamanho do órgão genital, essa leitura serve como instrumento importante de autoconhecimento e transformação, ao mesmo tempo em que diverte e entretém.

Ficha técnica

Título: Tamanho é documento? – Tudo que você sempre quis saber sobre seu pênis, mas tinha medo de perguntar
Autor: Rafael Siqueira 
Editora: Matrix Editora 
ISBN: 978-65-5616-580-6
Número de páginas: 128 
Preço: R$ 35,00
Onde encontrarMatrix EditoraAmazon 

Sobre o autor

Rafael Siqueira é carioca, médico formado pela Universidade Gama Filho, segundo-tenente do Exército, cirurgião geral pelo Hospital Federal da Lagoa e urologista pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Começou a vida nas redes sociais em outubro de 2022, trazendo informação e promoção de saúde com um tom mais leve e acessível, e hoje já conta com mais de 500 mil seguidores no Instagram e mais de 100 mil no TikTok, além de ter participação em diversos podcasts e programas de televisão.

Redes sociais do autor

Sobre a Matrix Editora  

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 1.100 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.  

Anúncios
ExpoAgro 2025

Receba nossas novidades

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso informativo.